Projeto
Mini Onu CEF 10 – Professor: Sérgio Stefani Componente Curricular: Projeto
Interdisciplinar 01 (Desenvolvido no 3º Bimestre de 2017)
O projeto de Simulação das Nações Unidas CEF10 para
secundaristas ou carinhosamente apelidado de Mini Onu CEF 10 visa simular os
processos de decisão dos mais importantes organismos das Nações Unidas (ONU)
com os alunos do 9° ano. Estes por sua vez desenvolvem trabalhos acadêmicos com
base na proposta pedagógica do componente curricular de Projeto Interdisciplinar
01. Discutimos durante a preparação do evento temas relacionados a Cultura Brasileira.
Inicialmente as aulas foram expositivas e dialogadas. O
professor apresentou conceitos basilares da ciência História (memória, imaginário, alteridade, história, e
representação). A tendência pedagógica é a Crítica
Social dos Conteúdos, onde o professor exerceu uma posição mediadora no
interior da prática social global, partindo de observações acerca do pensamento
sincrético do grupo e buscando a consolidação do pensamento sintético.
Apresentados os conceitos sobre a cátedra de história e Projeto Interdisciplinar
01 estabelecemos um posicionamento ideológico para o desenvolvimento do
trabalho. Segundo Libâneo (2012, p.41):
Mediações
pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação
ativa, passa de uma experiência incialmente confusa e fragmentada a uma visão,
mais organizada e unificada. Em síntese, a atuação da escola consiste na
preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um
instrumento, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização para
participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
Cada um dos alunos por sua vez escolheu um país com o qual
tinha mais familiaridade ou curiosidade. A partir dessa escolha foram
idealizadas pesquisas sobre a cultura, sociedade, economia, política dos
países. Com esse prévio conhecimento em sala começamos a exercitar a dinâmica
do debate onusiano com lista de oradores, tempo para cada delegado expor suas
ideias, obediência ao sinal sonoro, votações, etc.
No debate final cada aluno
assumiu a cultura do país escolhido para pesquisa e procurou expor sua respectiva cultura em suas
vestimentas (representação). A exemplo disso temos a aluna Bianca que foi representante
de um país muçulmano e trajou uma Burca, Augusto representante da Síria trajou
também vestimentas islâmicas. É importante destacarmos que o debate sempre é
direcionado pelo professor e ao solicitar a exposição das ideias dos alunos foi
seguido o “objetivo”, segundo Limov (2011, p. 115):
O objetivo é tentar focar o debate
nos pontos mais importantes e rigorosos. Professores que fazem isso têm um
objetivo muito claro em mente para qualquer debate livre e usam dicas para
direcionar seus alunos de volta à tarefa e, especialmente, afastar distrações e
tópicos improdutivos. Geralmente afastam as distrações para conseguir colocar
os alunos no caminho certo, ou seja, compartilham o objetivo do debate com os
alunos, de forma que podem lembra-los de seu propósito quando eles se afastam
dele.
A escolha do tema final do trabalho levou em consideração a
diversidade religiosa em nosso país e procurando um exercício de tolerância
religiosa e respeito às leis no Estado Laico brasileiro discutimos: Quem deve controlar Jerusalém? Cidade
sagrada das três maiores religiões monoteístas do mundo (Judaísmo, Cristianismo
e Islamismo)? - (Palestinos, Israelenses ou ser considerada uma cidade
Internacional?)
Diante disso, o projeto Mini Onu
CEF10 do componente curricular de Projeto Interdisciplinar 01 assumiu o papel
de incentivador da formação de novos líderes, cidadãos críticos e conscientes
de seu papel na sociedade.
Veja o que diz o professor Sérgio em entrevista para o Canal Futura - Click aqui
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